[GTER] Servidor Whois, faz sentido manter um? Qual ferramenta?

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Mon Jan 19 10:37:30 -02 2015

Douglas,

On Sat, Jan 17, 2015 at 01:16:04AM -0200, Douglas Fischer wrote:
> Para abrir a thread digo:
> "Que seja abençoado o bom e velho whois!"
>
> Pesquisando sobre IPAM e DNS, eu enscasquetei com o Whois.
> Como integrar DNS/IPAM/WHOIS?
>    Afinal, na hora de um troubleshooting, nada melhor que poder saber sobre
> "aqueeeele IP" diretamente da CLI.
>  - E em uma rede GRANDE? Tem como viver sem um serviço desse?
>  - E como vai ser daqui há uns 10 anos com o IPv6?
>
> ​Daí me deu vontade de procurar e não encontrei informações muito coesas
> [...]

O "protocolo" é muito mais velho do que isto, este documento da Leslie
tenta ao menos formalizar o transporte, mas não há definição alguma
para o conteúdo - encoding e a interação do cliente com o servidor. Já
se tentou corrigir isto, sem sucesso, por três vezes - whois++, rwhois
e iris.

O IETF está concluindo uma nova especificação com o grupo de trabalho
weirds [1]. O registro.br deve ter um protótipo com este protocolo nos
próximos meses.

> ​Mas ainda fiquei me perguntando:
>  - Faz sentindo empresas com redes grandes manter um serviço de whois
> interno?

Em geral não. Os serviços que os registries e os RIRs/NIRs fornecem
normalmente atendem todas as necessidades.

Para a documentação de responsabilidade sobre blocos de endereços, em
especial no caso de ISPs ou grandes instituições como universidades, o
sistema de registro[2] permite que blocos v4 seja sub-designados até
prefixos /30 e blocos v6 até prefixos /64.

>  - Existem ferramentas para isso?
> ​ - O que/como os NICs do mundo, em especial o NIC.BR, servem esse
> protocolo?​

Nada de muito especial, software desenvolvido internamente,
basicamente um proxy TCP assíncrono que controla abusos e media o
serviço de um pool de workers que servem as requisições.

Se tiver ainda alguma dúvida quanto ao uso do sistema de registro pode
entrar em contato com numeracao at registro.br.

[]s
Fred

[1] https://tools.ietf.org/wg/weirds/