[GTER] Servidor Whois, faz sentido manter um? Qual ferramenta?

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Sat Jan 17 01:16:04 -02 2015

Para abrir a thread digo:
"Que seja abençoado o bom e velho whois!"

Pesquisando sobre IPAM e DNS, eu enscasquetei com o Whois.
Como integrar DNS/IPAM/WHOIS?
   Afinal, na hora de um troubleshooting, nada melhor que poder saber sobre
"aqueeeele IP" diretamente da CLI.
​
Aí fiquei pensando:
 - E em uma rede GRANDE? Tem como viver sem um serviço desse?
 - E como vai ser daqui há uns 10 anos com o IPv6?

​Daí me deu vontade de procurar e não encontrei informações muito coesas
sobre esse tema.
   Ví que devido a falta de discrição
   ​proporcionada pelo protocolo, existem
   intenções de se abolir o mesmo.

   Ví em http://ietf.org/rfc/rfc3912.txt
   que o whois é um protocolo muuuiito
   simples.

   Até achei alguns falando sobre a
   facilidade que seria implementar isso
   com PHP, ou outras linguagens.

​Mas ainda fiquei me perguntando:
 - Faz sentindo empresas com redes grandes manter um serviço de whois
interno?
 - Existem ferramentas para isso?
​ - O que/como os NICs do mundo, em especial o NIC.BR, servem esse
protocolo?​
​

​P.S.: Descobri também que(adivinhem como) o rate-limit de consultas dos
servidores costumam sem bem baixos...

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação