[GTER] Servidor Whois, faz sentido manter um? Qual ferramenta?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Jan 19 12:48:56 -02 2015

> Para abrir a thread digo:
> "Que seja abençoado o bom e velho whois!"
>
> Pesquisando sobre IPAM e DNS, eu enscasquetei com o Whois.
> Como integrar DNS/IPAM/WHOIS?
>    Afinal, na hora de um troubleshooting, nada melhor que poder saber sobre
> "aqueeeele IP" diretamente da CLI.

Tem alguns IPAMs que permitem consulta via HTTP, então CLI com curl pode
atender sua demanda sem criar um proxy adicional...

>  - E em uma rede GRANDE? Tem como viver sem um serviço desse?

Tranquilamente. Você pode internamente usar algo próprio, diferente do
WHOIS que tem escopo global.

>  - E como vai ser daqui há uns 10 anos com o IPv6?

Bem mais dependente de DNS do que as redes de IPv4.

>  - Existem ferramentas para isso?

Existem servidores como o WHOIS Server do RIPE, que é na verdade front-end
para um IRR, mas o software sumiu do FTP do RIPE... talvez ainda tenha em
algum lugar.

Rubens