[GTER] Combinação mais estavel para usar Quagga: CentOS ou Ubunto?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Jan 17 10:03:57 -02 2015

> Certo, provavelmente a maior vantagem do BIRD seja mesmo a performance,
> indiscutível, e justamente por isso ele seja utilizado como Route Server em
> diversos Pontos de Troca de Tráfego no mundo, mas quantos aqui já
> utilizaram ele em produção e tem as caras de configura-lo adequadamente ?
> Se não for para caso muito específico provavelmente Quagga ou OpenBGP são
> mais óbvios ou melhor custo-benefício para uso geral.

Aliás, o fato de que o Quagga padrão, o OpenBGP e o BIRD  não exploram
muito processamento paralelo é algo que não acho mal não. Para mim, um
roteador parrudo teria affinity de placas de rede configurado para cores
onde o BGP daemon não está rodando, e o BGP daemon alterado para CPU
Affinity para ficar nos cores que não são usados em forwarding.

Quanto a comparação com PTTs, é bom lembrar que provedores de trânsito tem
necessidades similares (repassar anúncios conforme regras específicas),
então enquanto o Quagga atende bem a quem está na ponta, os outros BGP
daemons podem atender melhor a quem é provedor de trânsito de outros AS.

Rubens