[GTER] Combinação mais estavel para usar Quagga: CentOS ou Ubunto?

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Sat Jan 17 11:43:00 -02 2015

Tá certo que não estudei as soluções existentes o quanto eu deveria, mas
sinceramente acho que de todas as opções não vi nada muito inteligente e
revolucionário em relacão a FIB, seja no encaminhamento propriamente dito
ou seja na construção da FIB.

Algo que já foi discutido aqui é a sumarização de rotas no nível da FIB. Um
Border Router com até 4-5 interfaces de conectividade (que deve atingir
mais de 80% dos roteadores BGP do Brasil) teria uma sumarização bem
considerável.
E isso implica que o tempo de varredura da tabela para definição do destino
seria bem emagrecido.

P.S.: O gatilho dessa minha linha de pensamento foi um comentário do
Ascenso num palestra dum cabra da Datacom sobre SDN numa das GTERs.

Lógico, o custo computacional dessa sumarização é alto.
Mas é bem nesse tipo de tarefa que eu vejo um baita espaço para GPU.

Um outro aspecto é a metodologia de varredura da FIB. Onde o sabor baunilha
vai com o tradicional top-down.
Eu acho que vi algo sobre a última versão do FreeBsd(ou seria do OpenBsd?)
teria a opção de tratar isso diferente. Usando múltiplas threads para
varrer trechos diferentes do endereço de destino.

/*Android told-me that this text should be at bottom.*/