[GTER] OffTopic - NTPD vs OpenNTPD

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Tue Feb 24 13:01:47 -03 2015

[...]
> Tenho pensado nos RaspberryPI, mas eles não possuem relógio próprio no
> hardware e ainda não achei as informações que preciso sobre o impacto disso
> na acurácia do tempo (sei que há um módulo de RTC para o RPi, mas ainda
> avaliando). Na mesma linha, estou imaginando uma outra forma de manter
> esses servidores de tempo, que não seja nos racks, mas ainda não achei uma
> "fórmula" funcional. :-)
>
> Nesse meio tempo, gostei bastante do OpenNTP nos clients. :-)
>
> Obrigado.
>
> Cássio

Cássio,

Por conta do uso do ntpd para sincronizar o tempo do sistema com as
referencias externas (servidores, GPS, etc.) não faria diferença a
ausência do RTC na RPi.

Mas a RPi é baseada num SoC antigo (ARMv6) e com ethernet via USB, se
você puder, utilize algo baseado no imx6 da freescale ou até mesmo uma
beaglebone black, que alias seria ótima pra isso, pois inclui
interface e o carregador para baterias LiPO (1 célula).

Luiz