[GTER] OffTopic - NTPD vs OpenNTPD

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Mon Feb 23 21:35:26 -03 2015

> Nesse caso, a recomendação de topologia é ter um ou três servidores de
> tempo locais, e sincronizar as estações apenas com esse pool de
> servidores locais.  Estes servidores locais de tempo devem fazer peer
> entre si (autossincronismo) e também sincronizar com servidores remotos
> e/ou GPS.
>
> Isso vai diminuir o erro de tempo *entre os servidores locais*
> consideravelmente, particularmente quando os enlaces internet não
> estiverem cooperando.

Essa é a ideia. No entanto, nesse ambiente é praticamente tudo virtualizado
e os servidores que estão "disponíveis" não admitem só um servidor ntp
(servidores mais caros). Tenho pensado em algum hardware serparado, mas que
se encaixe na estrutura de racks existente. Usar um servidor Dell (IBM, HP
etc), de rack, por mais barato que seja, só para servidor ntp ainda não
ficou viável. Minha intenção é ter mesmo os 3 servidores para toda a rede,
sincronizados com o pool.ntp.br.

Tenho pensado nos RaspberryPI, mas eles não possuem relógio próprio no
hardware e ainda não achei as informações que preciso sobre o impacto disso
na acurácia do tempo (sei que há um módulo de RTC para o RPi, mas ainda
avaliando). Na mesma linha, estou imaginando uma outra forma de manter
esses servidores de tempo, que não seja nos racks, mas ainda não achei uma
"fórmula" funcional. :-)

Nesse meio tempo, gostei bastante do OpenNTP nos clients. :-)

Obrigado.

Cássio