[GTER] Calculo Consumo Energia 48Vdc vs 128Vac

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Mon Feb 23 09:52:06 -03 2015

Vinicius,

Faz uns 25 anos que eu não encosto a mão em um diodo zener, mas se de fato
ele é mais eficiente, é só porque ele "trava" a tensão de referência no
valor intrínseco do diodo. A tensão extra ainda precisa ser "descarregada"
em outro local, e vai haver alguma dissipação. Todo projeto com diodo zener
inclui esse tipo de circuito, operando em conjunto com o diodo.

Carlos Ribeiro