[GTER] OffTopic - NTPD vs OpenNTPD

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Wed Feb 18 13:51:42 -02 2015

Eu sou rodado suficiente para lembrar que uns 15 anos atrás, ainda era
comum preocupar com sincronismo de relógio para implementar redes de dados,
tendo em vista que tudo rodava em cima de uma infra TDM, com hierarquia
SDH, etc. E era normal ter hardware dedicado para gerar e sincronizar clock
espalhado pela rede.

A partir de um certo ponto deu para abstrair um pouco, mas não dá para
fugir completamente da necessidade de um clock bem sincronizado. E agora o
cenário se inverte, no sentido em que como cabe à rede IP ser o plano de
convergência, para aplicações que dependem de clock de alta precisão; a
necessidade de entender e investir em um sistema de relógio profissional
volta a ser sentida, só que agora é obrigação de quem constrói a rede de
dados prover este serviço, em vez de usar 'de graça' o que já existia...

Ps. Quem argumentar que redes de dados não precisa de relógio de precisão e
que cliente NTP é suficiente, não entendeu do que eu estou falando... Você
pode até não ter essa demanda hoje, mas ela existe e não pode ser ignorada
para muita gente...

Carlos Ribeiro