[GTER] OffTopic - NTPD vs OpenNTPD

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Feb 17 15:48:35 -02 2015

Gosto muito de colocar os stratum 2(filhos do ntp.br) de meus clientes nos
roteadores de borda.

Geralmente uso roteadores que já possuem hardware dedicados(independentes
do CPU) para controlar o clock.

Controlo por ACLs quem pode consultar os stratum 2, geralmente sendo só os
cores internos e controladores de domínio.

E bloqueio para consulta externa qualquer consulta NTP.

Essa receitinha de bolo é vencedora.
Não funciona para ISP, mas para redes corporativas é matadeira...
Nunca mais me incomodei com NTP.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação