[GTER] ntpdate vs ntpd (aka, ntpd pra que?)

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Sun Feb 15 20:00:41 -02 2015

On Sun, 15 Feb 2015, Evandro Nunes wrote:

> mas na pratica seu eu ntpdate */17 sera marginalmente a mesma coisa que o
> ntpd rodando ne? pq realmente a teoria bate com a pratica, é a cada ~17
> minutos que vejo atividade udp na porta 123 de saída

não, não é a mesma coisa. e se você não entendu isso até agora, volte para
os textos de referência a vá entender como ntpd funciona, ou ainda melhor
como funcinam estimadores estatísticos dinâmicos Markovianos em geral.

ntpd -> stateful, contínuo (Markoviano), estima o erro e a deriva
ntpdate -> stateless, pontual, só estima a hora certa.