[GTER] ntpdate vs ntpd (aka, ntpd pra que?)

Evandro Nunes evandronunes12 at gmail.com
Sun Feb 15 12:24:23 -02 2015

> [...]
> relógio ir pra trás ?
>
> Como suas aplicações e sistema operacional reagem a uma condição em que a
> mudança de tempo para frente causa pular um evento programado ? Por
> exemplo, um cron que em todo segundo :00 faz uma tarefa que deve ser feita
> uma vez por minuto. De repente no segundo :59 o ntpdate vai lá e acerta
> para :01.
>
> Se o seu ambiente for tolerante a essas duas coisas, a sincronia contínua
> não fará mesmo diferença... mas me parece uma aposta operacional arriscada.

otimo,
é esse caminho que quero ouvir opiniões e comparações do que posso estar
perdendo

no caso, crontab a frequência minima que tenho agendado é a cada 5 minutos,
talvez abaixo disso pudesse chegar a cada minuto mas cron de segundos eu
nem sabia que podia agendar abaixo de 1 minuto

mas que outros sistemas por padrão podem ter esse comportamento?

mas na pratica seu eu ntpdate */17 sera marginalmente a mesma coisa que o
ntpd rodando ne? pq realmente a teoria bate com a pratica, é a cada ~17
minutos que vejo atividade udp na porta 123 de saída