[GTER] ntpdate vs ntpd (aka, ntpd pra que?)

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Feb 15 11:55:57 -02 2015

> prezados
>
> sei que em linhas gerais o ntpdate tem sido descontinuado em alguns linux e
> em algumas recomendacoes, inclusive do Nic.Br, em favor do ntpd como
> cliente.
> mas na pratica o que eu percebo é que os argumentos pra essa troca,
> sicronia continua, referencia de multiplos servidores e multiplas amostras,
> na prática não são uma vantagem do ntpd ou desvantagem do ntpdate ja que:
>
> entao o que sobra é a sincronia continua vs periodica como maior diferenca

Como suas aplicações e sistema operacional reagem a "time warp", que é o
relógio ir pra trás ?

Como suas aplicações e sistema operacional reagem a uma condição em que a
mudança de tempo para frente causa pular um evento programado ? Por
exemplo, um cron que em todo segundo :00 faz uma tarefa que deve ser feita
uma vez por minuto. De repente no segundo :59 o ntpdate vai lá e acerta
para :01.

Se o seu ambiente for tolerante a essas duas coisas, a sincronia contínua
não fará mesmo diferença... mas me parece uma aposta operacional arriscada.

Rubens