[GTER] QoS L3 em um equipamento que não roteia é possivel?

Josivan Barbosa josivan.barbosa01 at gmail.com
Sat Feb 14 09:54:35 -02 2015

Bom, já fiz controle de banda utilizando listas de acesso no switch extreme
x440 sem utilizar a função L3.
Boa tarde senhores.

A pergunta é meio estranha mas vou tentar explicar:

Estamos fazendo um teste onde queremos limitar a banda de algumas redes, o
normal de QoS com garantia, priorização etc:

rede 01) 192.168.0.0/24 vai ter 128kbps de banda
rede 02) 10.10.0.0/24 vai ter a banda toda, por exemplo 100mbps.

o que é diferente no nosso local é.... estas regras estão sendo feitas em
um switch de acesso e não no roteador.

Este switch não interfere no roteamento das redes, ele apenas liga as VLANS
aos locais.

Eu acredito que isso não seja possível mas não estou totalmente certo
porque este mesmo switch tem a capacidade de rotear, apesar de não estar
fazendo isso. Sendo assim pensei que poderíamos implantar as regras e ele
teria a capacidade de abrir o pacote e fazer estas modificações.

Entretanto, me contradizendo, como ele faz apenas camada 2 acho que ele não
vai fazer isso pois não interfere no roteamento.

Estou pensando certo?

QoS L3 somente se faz em roteadores ou posso fazer um dispositivo L2?

O modelo que estamos testando é um HP A3600

Atenciosamente,

--
Atenciosamente,
Kalil de A. Carvalho