[GTER] QoS L3 em um equipamento que não roteia é possivel?

Henrique de Moraes Holschuh hmh at hmh.eng.br
Fri Feb 13 16:26:14 -02 2015

> QoS L3 somente se faz em roteadores ou posso fazer um dispositivo L2?

Poder, pode.

"QoS L3" basicamente significa classificar o tráfego olhando informações
L3, e então aplicar a política de QoS.  Embora implique em "abrir o
frame ethernet" para chegar às informações L3, isso é ortogonal à função
de roteamento.

Ou seja, vai depender de quão boa é a matriz de comutação do equipamento
na parte de filtros de classificação, e de quanta funcionalidade foi
implementada no firmware da switch.

> O modelo que estamos testando é um HP A3600

Não sei se esse equipamento em específico faz isso.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond