[GTER] QoS L3 em um equipamento que não roteia é possivel?

Kalil de A. Carvalho kalilac at gmail.com
Wed Feb 18 13:06:22 -02 2015

Bom dia senhores.

Agradeço a todos a atenção e respostas.

Consegui fazer o contro seguindo a sugestão de Carlos.

No equipamento que tenho, um HP A3600 JG299A, utilizei a técnica CIR/PIR.

O ideal era usar alguma coisa com filas mas este switch não tem a
capacidade.

Como fiz foi combinando ACL, traffic classifier + traffic behavior e
associando a VLAN desejada.

Assim foi possível interferir na banda sem fazer parte do roteamento.

Fiz vários testes, com redes diferentes, e o dispositivo que estava
testando conseguiu realizar as ações (controle de velocidade, que era o que
buscava) somente agindo como L2.

Mais uma vez, obrigado a todos.

Aqui segue o exemplo utilizado:

vlan 15
 name cliente-x
#

acl number 3000 name MATCH-10
 rule 0 permit ip source 192.168.0.157 0
 rule 1 permit ip destination 192.168.0.157 0

traffic classifier cliente-x operator and
 if-match acl name MATCH-10

traffic behavior cliente-x
 car cir 1024 pir 2048 green pass red discard yellow pass

qos policy CLIENTE-X-BW-CONTROL
 classifier cliente-x behavior cliente-x

qos vlan-policy CLIENTE-X-BW-CONTROL Ethernet 1/0/2

qos vlan-policy CLIENTE-X-BW-CONTROL vlan 15 inbound

No exemplo acima eu estou fazendo refente a uma maquina, amarrando origem e
destino, mas funciona apenas para um dos sentidos e para rede também pois
testei.

Atenciosamente,

Atenciosamente,
Kalil de A. Carvalho