[GTER] freeRouter

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Wed Dec 30 03:10:12 -02 2015

Ao escolher Java, automaticamente voce tem uma pancada de ferramentas para
desenvolvimento e testes. Se voce empreender conceitos de DevOps e
Continuos Delivery no codigo, o Java eh a escolha mais correta no quesito
qualidade.

Eu ainda prefiro o Java do que escrever codigo de roteamento e
encaminhamento de pacotes em HW generico do que usar a GPU para isto.

Em geral, o control plane de un roteador pode ser facilmente escrito em
Java sem grandes implicacoes na performance. Por outro lado, o fowarding
plane, ainda que em HW generico, precisa ter um acesso mais direto ao HW
para se obter performances melhores.

Se a questao eh apenas escala no control-plane, no momento que a
arquitetura passa a ser distribuida e/ou baseada em micro-servicos, a
questao do Java eh apenas um pequeno e insignificante detalhe, IMO.

[]s

./diogo -montagner
JNCIE-SP 0x41A