[GTER] Turris Omnia: hi-performance & open-source router

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Dec 18 22:22:34 -02 2015

> Bastante interessante o projeto. Em termos de funcionalidade (firmware)
> talvez não tenha muita diferença quando comparado a um router doméstico de
> qualidade razoável que é possível trocar o firmware colocando OpenWrt
> vanilla.
>
> Porem talvez as três grandes vantagens são:
> - OpenWrt modificado que facilita/automatiza atualizações

Não só isso, o sistema de inteligência centralizada visa a partir das
informações dos vários roteadores tentar identificar novas ameaças. Seria
um caçador de 0-day, não apenas algo que pode ser atualizado quando se
descobre um bug...

> - Melhor qualidade de hardware, talvez com algum ASIC que ajude na
> performance.

Me pareceu que não envolve ASIC. Não que o pessoal do CZ.NIC não soubesse
fazer isso, pois pelo contrário eles tem uns projetos legais com FPGA (que
não é ASIC mas não é meramente software); me pareceu que foi só escolha
apurada de processador mesmo.

> - Uma gama de portas que não são facilmente encontradas em outro modelos
> (SFP, Mini PCI Express, SIM Card slot, GPIO, I2C, RTC)
>
> Eu compraria um, se recebesse em dolares :)
> Se o preço dele ou o dolar cair talvez seja uma boa opção de CPE para
> clientes empresariais/dedicados.

Sendo open-hardware e open-source, é só alguém começar a fabricar aqui no
Brasil. Intelbrás, quem sabe ?

Rubens