[GTER] Qual a real ameaça de usar VPN desconhecida?

Leonardo Amaral - Listas listas at leonardoamaral.com.br
Fri Dec 18 17:34:36 -02 2015

Eu tenho uma consideração sobre o assunto: O Trânsito per se já não tem
nenhuma garantia de inviolabilidade de dados, já que os roteadores
simplesmente se preocupam em fazer forward. Para tanto que dos trânsitos
que voam por ai, o que usa pseudowire em geral não vejo criptografado,
porque isso custa caro para os roteadores. Então garantir a inviolabilidade
dos dados me parece surreal. Desta forma, quando se passa por VPN, você
está somente trocando a rota normal pela rota pelo servidor de VPN, que
igualmente não garante inviolabilidade.

Acredito que a obrigação da proteção da informação passada nos dutos da
internet seja da camada de aplicação.