[GTER] IX.br - 1 Tbps

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Aug 28 10:35:42 -03 2015

Tomo como exemplo Cascavel e região que não tem PTT formal(ainda).
Mas no Paraná temos:
- Maringá  - 300Km de Cascavel
- Londrina - 400Km de Cascavel
- Curitiba - 500Km de Cascavel

E para aonde os ISPs do Oeste e Sudoeste do Paraná vão?
Adivinhem! Aonde, aonde, aonde? SÃO PAULO!

   P.S.: Não alimento raiva nem nada do gênero por São Paulo.
         Muito pelo contrário, sou fã demais da
         diversidade de recursos que o lugar oferece.

​E os gestores de ISPs estão errados em fazer essa ​escolha?
NO MOMENTO NÃO!
Afinal o preço por mega do transporte para SPO, CWB, MGA, LDB é o mesmo.
E quanto eles vão "trazer" de cada um desses lugares?

​Mas e oque poderíamos fazer para contornar esse "Tostines"?
- Fomentar a conexão a PTTs locais!
- Fomentar a instalação de caches OFICIAIS nos PTTs locais!
- Articular uma maior utilização do FORMATO DE COBRANÇA DE 95º PERCENTIL!
  - Com isso, o custo de ter um único link para SPO ou
    4 links para SPO, CWB, MGA, LDB seria praticamente o mesmo.