[GTER] IX.br - 1 Tbps

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Aug 28 08:52:34 -03 2015

E sou obrigado a relembrar o que pra mim é o maior objetivo no conceito
inicial de PTT.

Latência
--------
Peguemos o exemplo de Campina Grande
    -> P.S.(Peguei um dos primeiros nomes semi-aleatóriamente
            Mas o exemplo vale para quase todos os demais PTTs.)
- Tem um agregado atual de 300-330Mbps.
- Teve uma significativa redução nesse agregado de Julho para cá.
- Existem 35 ASNs num raio de 80KM.
- Hoje tem 10 Participantes,
     sendo que 2 são institucionais,
     e um é uma grande tele.
     Sobrando apenas 7(SETE) PARTICIPANTES ditos "locais"

​Isso significa que é muito provável que os pacotes de dados(não de pão) do
seu Manoel da padaria, que usa a "AlgumaCoisaNet​" tenham que ir até São
Paulo ou algum outro grande centro para chegar até a EletroTécnica do
Bastião que é cliente da "OutroNomeTelecom".
   - Ocupa o link de trânsito da "AlgumaCoisaNet"
   - Ocupa o link de transporte da "OutroNomeTelecom"
   - Ao invés de poder trafegar um jumbo-frame,
      devido as 6 camadas de tunelamento que tem de
      um lado para outro, ficam limitados a menos de
      1500Bytes de MTU
   - Ao invés 1ms ou menos, esse pacotes levam 30-40ms para chegar.