[GTER] Trânsito na modalidade 95% Percentil.

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Aug 3 18:07:00 -03 2015

Nas vezes que eu vi aonde deu alguma diferença ela foi pouca pra ter
algum peso real na conta no final do mês. Muitas vezes nem chegava a
passar do CDR contratado não mudando em nada os valores finais na fatura.

Com relação ao black-hole como o Rubens falou transmitiu-pagou
dependendo de onde esse tráfego é medido, mas pra falar a verdade isso
faz sentido que seja assim. Se você não tem 95th você tem uma capacidade
de pico menor e com isso é mais fácil de saturar e ficar indisponível
durante um flood então ai entra questão da flexibilidade.
Essa flexibilidade te protege em diversas situações como por exemplo a
queda um outro link de Trânsito, do link com o PTT, etc. Pra chegar a
ter que pagar a mais você tem que ter utilizado acima do contratado um
determinado número de horas por mês e certamente nesses casos vale a
pena pagar quaisquer taxas adicionais do que ficar com o link saturado.

Por isso eu digo que na média e a médio/longo prazo vale a pena mesmo
que um mês ou outro você tenha a impressão que está pagando um pouco
mais do que pagaria anteriormente.  E é compreensível que o gerente de
contas não vá saber muito bem isso pela pouca prática/demanda.

Fernando