[GTER] Trânsito na modalidade 95% Percentil.

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Aug 3 19:11:28 -03 2015

:

> E aí começa a discussão ....
>
> Vale o mesmo para "mas eu recebi um ataque ddos, vc não pode cobrar isso!"
> que evolui para "como eu sei que você não está me
> Atacando para cobrar mais caro ?"

É por isso que mencionei "transmitiu"; neste caso, há sempre algum
assinante pagando isso e tendo seu upload limitado a X Mbps ou a X GB/mês.
O "recebeu" é mais complicado, por que ele tem de tudo: tráfego de fato
requisitado pelos assinantes; ataques de DoS; lixo de configuração errada
de algum outro lugar; scans; pesquisas acadêmicas; monitores de outras
redes para saber como está o tráfego com a sua e até o ET tentando ligar
pra casa.

Essa discussão não afeta apenas medida de banda burstable; se por causa de
um DoS o link fica indisponível, isso conta contra o SLA ? Se a resposta
anterior for não, ela é a mesma se o cliente tiver solicitado um filtro e a
operador não o aplicar por qualquer motivo ?

Esse tipo de coisa não tem solução contratual, pois ele depende de
razoabilidade de todas as partes. Talvez a mitigação que possa se fazer é
ter no contrato mecanismos de solução de controvérsias, que no vão é trazer
terceiros neutros para que eles sejam razoáveis já que as partes se focaram
demais nos interesses próprios para poderem ser razoáveis.

Rubens