[GTER] Concentrador PPPoE | RouterOS

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Mon Apr 20 08:06:38 -03 2015

FreeBSD + MPD realmente é uma dupla de sucesso.

Eu fui usuário de
FreeBSD desde sempre, e a alguns meses começamos a migração dos nossos
clientes de DHCP com MAC Atrelado ao IP para PPPoE.

Dois fatores
levaram a essa mudança.

 	* Entrega facilitada de endereços válidos
para usuários finais
 	* Alto processamento causado pelo NAT com muitos
Alias para separação de clientes no mesmo server.

Como dito, com um
radius remoto bem configurado, basta subir um server com FreeBSD + MPD,
ativar o OSPF e jogar na rede dos clientes.

Fiquei impressionado com a
solução!

---

Att

Márcio Elias Hahn do Nascimento
(48) 8469-1819 /
3524-0700 - marcio at sulinternet.net
INOC-BR: 52977*100
GERÊNCIA DE
RECURSOS DE TIC - Sul Internet [3]

 [3]

Em 19/04/2015 01:35, Eduardo
Meyer escreveu:

fabiano.ribeiro at gerenciatec.com.br>:

> [...]
tópico ja vou aproveitar para tirar uma dúvida: Alguém tem experiência
com a serveru netmap l-100 com routeros como pppoe-server ? Se sim,
Justifica o investimento ? O dell r210 é um coringa para routeros, mas
estava pensando no serveru devido ao consumo bem menor.

> Amigo, eu
tenho 3 L100 que ficam entre 400 e 600 tuneis PPPoE, mas não com

Mikrotik, então não sei se serve de base pra sua comparacão. É com
FreeBSD
> + MPD. O número de tuneis não faz muita diferenca na L100 pelo
que testei,
> você precisa se preocupar com o tráfego. Nessa que
referencia estou com 383
> tuneis no momento com 620Mbit/s passante e
45% de CPU. Quando chego em 500,
> 600, e os clientes passam a trafegar
simultaneamente mais de 3Mbit/s
> encontro o limite da maquina, mas é o
mesmo limite de Mbit/s que a L-100
> tem documentado e divulgado no
site. Ou seja me parece que o overhead do
> PPPoE não degrada muito da
capacidade normal da máquina.

> Penso que salvo exista algum motivo
muito especial pra usar Mikrotik em um
> concentrador PPPoE, voce
deveria testar com FreeBSD+MPD mesmo. No final
> provavelmente no seu
cenário vai ser tudo uma relacao entre algum servidor
> Radius remoto e
o concentrador PPPoE se auto-configurando com base no que o
> Radius
determinar pra cada cliente autenticado. Ou seja pra que Mikrotik?

Nesse cenário que estou mencionando são por hora 3 L100 e 2 servers

convencionais atuando como concentradores PPPoE com MPD, em um
provedor
> essencialmente baseado em Mikrotik, as L100 foram compradas
pra por
> Mikrotik mas convenci o pessoal a fazer um test-drive com MPD,
estamos
> nessa etapa de testar / avaliar / comparar há 40 dias e não
vejo o dono do
> provedor considerando a hipótese de por Mikrotik de
volta. O suporte da
> equipe dele nos FreeBSD é baixo e pontual, pra mim
já considerei que passou
> da fase de testes e ja virou um case de
transicão Mikrotik-FreeBSD pra
> PPPoE. O "estresse" por incrivel que
pareca era pro suporte do provedor
> ver status e eventualmente intervir
no tunel pppoe de algum cliente durante
> o suporte, e um pavor danado
que essa " geracao winbox" de profissionais
> tem de ssh. Fizemos uma
telinha ridicula em php com todas as funcoes que o
> suporte precisava
executar, e depois da primeira semana acabaram com a
> resistencia ao
MPD e comecaram a notar as diferencas positivas.

> Ja a L100 de
atencao aos limites dela, documentados, com PPPoE nao foge
> muito
daquilo mesmo.

> Nao sei com Mikrotik se seria diferente, na ideia
original eu conseguiria
> te responder mas como provavelmente nunca vai
entrar Mikrotik nessas L100
> que subimos, so consigo compartilhar as
experiencias com MPD mesmo.

> Sugiro entao que teste, se possivel,
MPD. Acho que vai gostar dos

"BinaryCrash" <binarycrash at gmail.com> escreveu:

> [...]
Atualmente (6.27) tem um bug ainda quando você utilizar mais de 2000
sessões PPPoE. Funciona, mas quando um novo cliente conecta todas as
sessões paralisam

relatou acontecer isso com 1000 sessões pppoe simultâneas. Uma CCR-1036
teoricamente aguenta bem mais que 2000 sessões, mas é um bug que surgiu
e ainda não corrigiram. Na prática é por CCR-1016 com até 900 sessões e
não por full bgp nestes equipamentos. CCR-1016 é a mais estável no
momento. CCR-1036 ainda tem alguns bugs que ocorrem com esse modelo.
Assim como a CCR-1009. []s Tiago Em 16 de abril de 2015 15:19, Leandro
Camargo < leandro.camargo at axtelecom.net.br> escreveu:

> [...]
tarde Pessoal. Pesquisando, vi um tópico¹ de 2014 sobre concentrador
PPPoE. Na época a versão 6.11 apresentava bastante problemas,
desanimando

Links:
------
[1]