[GTER] Concentrador PPPoE | RouterOS

Eduardo Meyer dudu.meyer at gmail.com
Sun Apr 19 01:35:29 -03 2015

fabiano.ribeiro at gerenciatec.com.br>:

> Pessoal,
>
>      Aproveitando o tópico ja vou aproveitar para tirar uma dúvida: Alguém
> tem experiência com a serveru netmap l-100 com routeros como pppoe-server ?
> Se sim, Justifica o investimento ?
>      O dell r210 é  um coringa para routeros, mas estava pensando no
> serveru devido ao consumo bem menor.

Amigo, eu tenho 3 L100 que ficam entre 400 e 600 tuneis PPPoE, mas não com
Mikrotik, então não sei se serve de base pra sua comparacão. É com FreeBSD
+ MPD. O número de tuneis não faz muita diferenca na L100 pelo que testei,
você precisa se preocupar com o tráfego. Nessa que referencia estou com 383
tuneis no momento com 620Mbit/s passante e 45% de CPU. Quando chego em 500,
600, e os clientes passam a trafegar simultaneamente mais de 3Mbit/s
encontro o limite da maquina, mas é o mesmo limite de Mbit/s que a L-100
tem documentado e divulgado no site. Ou seja me parece que o overhead do
PPPoE não degrada muito da capacidade normal da máquina.

Penso que salvo exista algum motivo muito especial pra usar Mikrotik em um
concentrador PPPoE, voce deveria testar com FreeBSD+MPD mesmo. No final
provavelmente no seu cenário vai ser tudo uma relacao entre algum servidor
Radius remoto e o concentrador PPPoE se auto-configurando com base no que o
Radius determinar pra cada cliente autenticado. Ou seja pra que Mikrotik?

Nesse cenário que estou mencionando são por hora 3 L100 e 2 servers
convencionais atuando como concentradores PPPoE com MPD, em um provedor
essencialmente baseado em Mikrotik, as L100 foram compradas pra por
Mikrotik mas convenci o pessoal a fazer um test-drive com MPD, estamos
nessa etapa de testar / avaliar / comparar há 40 dias e não vejo o dono do
provedor considerando a hipótese de por Mikrotik de volta. O suporte da
equipe dele nos FreeBSD é baixo e pontual, pra mim já considerei que passou
da fase de testes e ja virou um case de transicão Mikrotik-FreeBSD pra
PPPoE. O "estresse"  por incrivel que pareca era pro suporte do provedor
ver status e eventualmente intervir no tunel pppoe de algum cliente durante
o suporte, e um pavor danado que essa " geracao winbox"  de profissionais
tem de ssh. Fizemos uma telinha ridicula em php com todas as funcoes que o
suporte precisava executar, e depois da primeira semana acabaram com a
resistencia ao MPD e comecaram a notar as diferencas positivas.

Ja a L100 de atencao aos limites dela, documentados, com PPPoE nao foge
muito daquilo mesmo.

Nao sei com Mikrotik se seria diferente, na ideia original eu conseguiria
te responder mas como provavelmente nunca vai entrar Mikrotik nessas L100
que subimos, so consigo compartilhar as experiencias com MPD mesmo.

Sugiro entao que teste, se possivel, MPD. Acho que vai gostar dos
resultados.