[GTER] Anatel

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Apr 16 21:07:16 -03 2015

> Então não sabemos se é certo medir dessa forma, mas foi a maneira que a
> Anatel encontrou pra viabilizar. De repente se o governo, via Anatel,
> assumisse a conta financeira de medir a qualidade do SCM eles poderiam ter
> escolhido o SIMET ou de repente até mesmo o sistema que foi escolhido.

Ou talvez escolher o sistema que foi escolhido sem intermediários. A EAQ
por algum motivo tem um contrato não com a SamKnows que fornece a
tecnologia, mas com a PwC, enquanto outros reguladores no mundo que usam a
SamKnows contrataram a SamKnows.

Eu acho que o grande problema nem é o onde está os pontos de medição que
existem, mas sim a distribuição dos pontos de medição, tanto os servidores
alvo quanto os roteadores de teste. Me parece que esse é um dos grandes
pecados da implementação como ela foi feita...

... o detalhe é que neste caso o feitiço se volta contra o feiticeiro: o
afastamento de uma metodologia mais precisa favorece a que os clientes
descontentes é que busquem mais os roteadores de teste em cliente, e a
falta de distribuição nacional só piora os resultados ao aumentar latência
e perda.

E não sei se alguém imaginou que em EAQ não escolhendo o SIMET o projeto
fosse desaparecer, mas como não é isso que aconteceu, na prática os
usuários agora tem duas réguas para bater no fornecedor ao invés de apenas
uma... em termos estratégicos pode não ter sido o melhor desenrolar de
eventos para as teles.

Rubens