[GTER] Endereçamento IPV6

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Fri Apr 10 15:31:07 -03 2015

On Fri, 10 Apr 2015, Claudio Junior wrote:

> internet >>> roteador_operadora <<< rede local internet >>>> mikrotik  >>>>
> rede local interna
>
> o IP 2001:AAAA:BBBB::1/48 que a operadora me ofereceu esta na ethernet do
> roteador da operadora. O que tem antes disto eu não sei.
> o IP 2001:AAAA:BBBB::2/48 esta na porta ether1_gateway da mikrotik.
>
> O meu problema esta em fazer o roteador_operadora saber que tenho mais IPs
> associados a mikrotik e na rede local interna. Eu queria usar algo
> dinâmico, mas estou vendo que a opção vai ser pedir para a operadora criar
> [...]

você vai fazer subnetting, isto é, dividir a /48 em vários /64?

se não for fazer, tire o microtik da jogada e ligue a porta interna do
roteador da operadora diretamente na tua rede local.

uma alternativa que permite subnetting no micritik sem ter que interagir
com a operadora é 'neighbour proxy', semelhante ao bom e velho proxy-arp
do IPv4, mas eu não sei configurá-lo no microtik.