[GTER] RES: Como bloquear que provedores ilegais utilizem seu link para revenda.

Nenhum_de_Nos matheus at eternamente.info
Tue Apr 7 13:02:15 -03 2015

On April 1, 2015 3:52:19 PM GMT-03:00, Fernando Frediani <fhfrediani at gmail.com> wrote:
> [...]
>exatamente a mesma coisa tem aquela velha questão do bloqueio de certas
>
>portas, seja por segurança para evitar abusos sem o conhecimento do
>usuário seja para preservar o caráter do serviço.
>
>Falando agora do ponto de vista prático creio ser bem complicado a
>proibição de conexões entrantes para servidores 'de qualquer natureza'
>pois um Sistema de Monitoramento de Câmeras que é acessado remotamente
>ou uma NAS em casa pra enviar fotos do seu celular mesmo que em uma
>porta alta podem ser considerados "servidores" e é cada vez mais comum

Pois é, Fernando. Não sou de provedor, nem nunca fui. Mas sou de redes e trabalho com isso há muito tempo. Sou também considerado como heavy user. Algumas considerações.

Entendo que é necessário deixar as coisas organizadas. Controlar. Mas conexões entrantes são cada vez mais necessárias. Eu não contrato conexão sem ip público, não imagino ficar sem poder fazer um ssh pra casa, um RDP, ou simplesmente acessar um arquivo que esqueci em casa via http. Por ter um simples apache em casa sou provedor de serviços?
É interessante que em um serviço que historicamente cobra por 100% da banda e garante 10% tá se predendo a quem divide um dsl com um vizinho? E sem cobrar?
Eu acho que acerta quem fala que estamos voltando no tempo, pra quando tínhamos horas de acesso.
Certo o comentário nesta lista do Bruno, onde o provedor deve achar bom o usuário precisar de mais banda e ter mais conteúdo multimidia. Assim vocês teram mais e mais demanda, e por conseguinte vocês terão clientes.
Prefiro muito mais ter 1Mbps sem limite, que 10Gbps com limite. Eu voltaria a ter 1Mbps se passasse a ter franquia Hard mesmo. Um dos meus provedores tem limite, mas nunca usou isso. Eneu só contrarei pq tenho outro com menos banda mas sem limite. Se passarem a cobrar, cancelo sem ressalvas.

Matheus

"We will call you Cygnus,
the God of balance you shall be."