[GTER] RES: Como bloquear que provedores ilegais utilizem seu link para revenda.

Mario Lobo lobo at bsd.com.br
Sat Apr 4 11:34:26 -03 2015

On Fri, 3 Apr 2015 17:02:21 -0300
"casfre at gmail.com" <casfre at gmail.com> wrote:

> No final das contas, alguma regulamentação há que existir, porque sem
> ela vai ficar complicado manter negócios de provimento de serviços de
> Internet de forma legal. Por isso eu achei interessante a proposta de
> outro participante, na qual ele sugere averiguar com cautela e agir
> efetivamente para os casos em que se comprovar concorrência desleal.
>
> E vamos que vamos.
>
> Obrigado.
>
> Cássio

Esta é exatamente a minha conclusão. Quero deixar bem claro que
concordo 100% com o tópico original do post. Acho que até a revenda em
si, poderia ser conversada de forma honesta se eu fosse até meu ISP e
explicasse o cenário, as dificuldades dos usuários ou do entorno, para
que chegássemos juntos a uma conclusão, cabendo sempre neste caso
(revenda), a palavra final ao ISP.

Uma solução bem simples seria o modelo de sub-locação de imóveis nos
USA. Quando morei lá, a sub-locação, prevista em tudo que é contrato,
tinha uma única cláusula que dizia apenas que se você sub-locar o apto,
você paga um percentual (variável entre imobiliárias) a mais em cima do
seu aluguel. Aliás lá, hoje em dia, devido a importância da internet no
dia-a-dia de tudo, está circulando uma proposta no governo de torná-la
uma utilidade pública como água, energia, etc... Vai ser briga de foice!

Só me manifestei na discussão quando apareceu o caso dos usuários que
foram punidos por "rachar" a conexão. Sei que todos aqui trabalham
de alguma forma como fornecedores, mas que são usuários em outras áreas.
Juntando isso com minha paixão por analogias, foi inevitável trazer o
exemplo dos restaurantes.

Por fim, queria deixar claro que é um privilégio pra mim fazer parte
desta lista que junta a nata da engenharia de redes do país. Uma
verdadeira sala de aula onde aprendo muito com cada leitura, e que numa
rara oportunidade, pude contribuir com alguma coisa.

Agradeço a todos por me manterem aqui.

Abraços,

--
Mario Lobo
http://www.mallavoodoo.com.br

"UNIX was not designed to stop you from doing stupid things,
because that would also stop you from doing clever things."