[GTER] RES: Como bloquear que provedores ilegais utilizem seu link para revenda.

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Fri Apr 3 17:02:21 -03 2015

> estragada

> O que falta na comunicação das operadoras sobre o produto é mais clareza
> sobre a natureza da rede IP, e dado que existam dois números (vazão mínima
> e máxima), destacar o menor deles pois é o que em mais situações será
> atingido...

E nunca vender ou anunciar o máximo, pela mesma razão. Percebo que há o
desafio da natureza das redes IP, mas um dos principais problemas da
análise da natureza das redes é que, com o passar do tempo, ela virou
pretexto para explicar todo e qualquer problema de performance, chegando ao
ponto de termos regulamentos que oficializam a venda de algo que pode ser
menos do que é na prática (e do que é vendido e cobrado). E por ai vão as
iniciativas de limitar conexões de P2P, limitar vazão de cada conexão TCP
etc.

Um desafio adicional é o fato de que os anúncios de serviços (de tudo,
desde streaming até a instalação de tudo em clouds) simplesmente desenham
um panorama onde é possível e exequível deixar tudo "nas nuvens" (vídeos,
fotos, documentos, processadores de texto, aplicativos, sistemas
empresariais etc).

Uma outra perspectiva nesse dilema de "compartilhamento da conexão" é a do
aumento do número de dispositivos que compartilham a mesma conexão. E, se
depender das tendências que estão se realizando (IPv6, IoT etc), em breve,
cada residência vai ter "trocentos" dispositivos compartilhando a mesma
conexão, desde o fogão até o medidor de água. Creio que isso vá se tornar
um desafio adicional no tema "detectar compartilhamento das conexões".

No final das contas, alguma regulamentação há que existir, porque sem ela
vai ficar complicado manter negócios de provimento de serviços de Internet
de forma legal. Por isso eu achei interessante a proposta de outro
participante, na qual ele sugere averiguar com cautela e agir efetivamente
para os casos em que se comprovar concorrência desleal.

E vamos que vamos.

Obrigado.

Cássio