[GTER] Performance TCP estranha com acesso banda larga da NET

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Thu Sep 11 10:43:53 -03 2014

Eduardo,

Só para deixar claro, eu não acredito piamente no SIMET. Só que no caso do
SIMET eu sei EXATAMENTE onde o servidor está, e qual é a topologia desde a
rede da NET até o ponto de teste. Nossa operação de rede fica em BH e
operamos dois PIXs aqui, sabemos exatamente onde o roteador da NET entra na
rede, e por isso confio no teste para referência: eu sei qual parte da rede
está sendo medida.

Além disso o applet do SIMET também mostra o teste "em tempo real" e é
possível ver a variação das medidas de forma muito clara. É bem conveniente.

Já o teste "oficial" da NET (Brasil Banda Larga) é completamente opaco. Não
sei onde fica o servidor, pode muito bem estar dentro da rede da NET (e aí
mede menos coisa que o SIMET, que tem que obrigatoriamente sair de dentro
da rede para um PTT). O teste também não mostra o relatório de progresso,
você pode até baixar um CSV mas não tem a mesma transparência e
conveniência.

Resumindo mal e porcamente, acho que o teste é válido sim, especialmente se
você souber o que está medindo.

Agora, o que eu continuo sem saber é porque o teste de TCP dá um resultado
tão estranho. Se for interferência de cache, tem uma falha na metodologia
do SIMET que precisa ser corrigida.

*Carlos Ribeiro*
*Sócio*
Cel: +55 (31) 9303-3366