[GTER] Modelo de venda de transito no Brasil

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Sep 9 13:25:58 -03 2014

Oi Felipe,

Na verdade nem tanto. Existem sistemas tanto de monitoramento de porta
quanto de Netflow que já possuem o calculo do 95th automático. Única
coisa que você precisa fazer é gerar o relatório no final do mes. Sempre
comprei e vendi transito nesse modelo e nunca tivemos quaisquer
problemas. Só quando migramos de monitorar as portas para utilizar
Netflow mas o custo foi pequeno e acabamos absorvendo.
No entanto nossos clientes ja estavam acostumados com esse modelo o que
facilita bastante, ai ja entra na questão cultural. Raramente tínhamos
que dar explicações mais detalhadas.
Inclusive tínhamos alguns clientes que se beneficiavam bastante deste
modelo. Um exemplo específico era um cliente de que fazia streaming
esporadicamente. Nós entregavamos uma porta de 100 Mb pra ele e ele
contratava 10Mb. Quando fazia streaming por algumas horas o pico era de
40-50Mb mas o resto dos dias ficava bastante ocioso. No final do mês ele
pagava os 10Mb e algum eventual excedente. Bom pra eles, bom pra nós.

Fernando Frediani