[GTER] Modelo de venda de transito no Brasil

Rafael Koike koike.rafael at gmail.com
Mon Sep 8 23:55:37 -03 2014

Uma dificuldade das operadoras também em não oferecer o 95 percentil é que
alem de vender o link precisa incluir um sistema de gerencia e gerar a
conta mensalmente através da coleta deste sistema.
O sistema acaba virando uma faca de dois gumes pois se por um lado ela
poderá cobrar o excedente, por outro ela poderá ser penalizada pelo down
time.
O que acontece mais no Brasil?
Quando você vende um link FLAT de 1M, 1G ou qualquer velocidade com preço
fixo só só preencher um WORD, assinar e depois incluir no sistema de
faturamento que a fatura chega na sua empresa mensalmente.

Cobrar burstable é algo que já vi acontecer no papel mas nunca na fatura,
no final quem ganha com isso é só o cliente e do lado do fornecedor ele
terá de competir com os concorrentes de forma desleal.

Enquanto fornecedor A cobra 10 para link puro o fornecedor B cobra 11
porque tem 1 a mais para custear a infra de gerencia que irá monitorar e
gerar os gráficos de burstable e depois ainda se integrar ao sistema de
faturamento para gerar a fatura correta no final do mes com o valor mensal
+  burstable ou mensal - downtime ou pior mensal + burstable - downtime.

A conta no final é ser competitivo com o minimo, e isto pode implicar em
vender só o básico.