[GTER] PTT-SP - Transito X Peering

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Sep 8 15:54:25 -03 2014

Felipe, acho interessante algumas sugestões que você citou, porém na
prática não vejo como isso pode ser possível.

1) - Muito provavelmente uma operadora pequena não terá condições sequer
técnicas de atender uma maior. Só com muito boa vontade e por que não
dizer 'caridade' da maior para com a menor.
2) - Concordo contigo. Ja ouvi muita situação onde dizem vale mais or
argumentos que você tem pra explicar durante uma reunião de diretoria do
que fazer o que é mais certo para uma determinada situação.

Maneiras que eu vejo para se desenvolver a regionalização do tráfego e
diminuir a dependência das grandes operadoras:
- Interligação de PTTs regionais até o PTT das capitais (muito desejável
e vai acontecer em algum momento mas não vai ser agora). Enquanto não
acontece...
- Pode-se trabalhar a cooperação entre provedores menores para
contratação de transporte compartilhado até a capital e conexao com o
PTT maior. O problema ai é que na maioria das vezes esses provedores
menores competem em uma mesma região e não tem interesse em ajudar uns
aos outros. Enquanto isso as grandes operadoras continuam nadando de
braçada.
- Através da venda do chamado "Transito Parcial" (fica a dica para quem
não tiver um produto nesse sentido estudar a viabilidade de criação da
oferta). Exemplo: Um provedor de médio porte conectado ao mesmo tempo ao
PTT-SP e a um outro PTT menor do interior do estado pode vender aos
participantes conectados apenas a esse PTT menor, Transito até os peers
com que ele se troca tráfego no PTT-SP (Google, NetFlix, etc). Dá pra
praticar um valor por Megabit menor, ajuda os provedores menores e gera
caixa extra para a empresa que disponibiliza o serviço.

Abraços.
Fernando Frediani