[GTER] PTT-SP - Transito X Peering

Roberto Bertó roberto.berto at gmail.com
Mon Sep 8 12:02:46 -03 2014

Os 60% eh para quem baixa conteudo, quem fornece acesso. Isso porque os
provedores de conteudo estao no PTT.

Grande parte desses 60% eh Google e Facebook. Talvez uns 40%

A maioria do conteudo eh gerado por grande players mundiais. Muito conteudo
desse conteudo concentrado nesses players eh re/transmitido dentro do
Brasil por estes players dentro do PTT-SP

Do lado do acesso tambem temos concentracao em grandes players. Desta vez
em 5 telecoms nacionais OI VIVO TIM EBT GVT que em breve devem virar 3
provavelmente OI VIVO e EBT. Desses apenas a GVT esta anunciando seus
prefixos no PTT. A NET tambem anuncia localmente seus prefixos. Nao se sabe
o que vai acontecer apos as fusoes que estao nas noticias.

Do lado do acesso a taxa de conteudo enviado por quem fornece conteudo pelo
PTT costuma ser de 30%. Isso porque essas 5 operadoras correspondem por uns
50% +- 10% imagino do interesse de trafego de quem fornece conteudo e
somente a GVT esta fortemente anunciando prefixos no PTT. O internacional
que tambem representa talvez uns 10 a 20%.

Essas operadoras nao entram no PTT da mesma forma que nao costumam fazer
peering privado. Nao adianta muito sonhar com isso. Se elas entrarem os
provedores de acesso regionais irao apenas contratar transporte ate o PTT
(ou construir) reduzindo o faturamento das operadoras a alguma coisa
superior ao transito internacional que os provedores de acesso precisam.

O PTT-SP tornou-se extremamente importante a ponto dos provedores regionais
pagar um transporte nacional para chegar ate ele uma vez que operadoras
como GVT e NET e fornecedores de conteudo como FB e Google o lastrearam com
seus multiplos Gbps.

Na minha opiniao precisamos de mais conteudo no PTT e mais acesso. Nao eh
certo que as operadoras continuem trocando trafego la depois dessas fusoes.
Falo isso porque acredito que o mercado de provedores de acesso eh
fortemente competitivo e eles precisando de preco usam o PTT como forma de
reduzir custo mais do que aumentar qualidade.  Por outro lado se GVT saisse
por exemplo acho que o impacto de interesse com o pessoal do acesso nao eh
tao alto uma vez que a GVT nao tem muito conteudo dentro dela.