[GTER] Modelo de venda de transito no Brasil

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Fri Sep 5 23:19:51 -03 2014

Certo Rafael, ótimos pontos.

A respeito do Overselling eu até pensei nisso inicialmente, mas acredito
que hoje em dia, 2014 isso nao seria um problema tão grande que as
telecoms tem que se preocupar; posso estar errado. O ISP mesmo com uma
porta 1Gbp/s ou 10Gbp/s liberada certamente vai tomar todo o cuidado
necessário para não satura-la e ter que pagar a mais, porém se
eventualmente um cliente precisar utilizar para pequenos picos essa é a
grande vantagem do burstable.
A questão da medição diferente por parte de quem vende e de quem compra
realmente é um ponto importante. Já tivemos problema com isso apesar de
muito poucas vezes pois os clientes sempre entenderam bem como
funcionamento do 95th %. Quando mudamos a medição de 5 em 5 minutos para
Netflow houveram algumas diferenças significantes. Inclusive me lembro
que tinha um que fazia streaming 1 vez por mês e se encaixava bem desse
modelo. Era ganho pra nós pela receita extra e pra eles pela flexibilidade.
A questão do over-subscribe citada pelo Rubens (chega com STM-4 e
entrega Gigabit) é um ponto bastante válido tambem.

O que eu ainda tenho dificuldade em entender é como pode ser vantajoso
para o ISP comprar digamos 700 Mbp/s em uma porta de 1Gbp/s sem jamais
poder usar 100% os 700 Mbp/s pois teria perda de pacotes. Portanto ele
sempre vai pagar o valor cheio e quando chegar a 80% ter que solicitar o
aumento. A única vantagem para o ISP que consigo ver é na questão de
planejamento de custos, apesar de que se o consumo por parte dos
clientes (que em compram da mesma maneira) for maior, em teoria a
receita também é maior.
Em outras palavras se isso é realmente apenas uma questão cultural ou os
aspectos técnicos ainda se sobrepõe a isso por aqui ?

Abraços.
Fernando