[GTER] Modelo de venda de transito no Brasil

Rafael Cresci cresci at gmail.com
Fri Sep 5 21:51:11 -03 2014

Fernando,

Eu sempre comprei banda nos EUA e Europa também em modelo burstable ou full
unmetered pipe.

Aqui no Brasil não é comum e algumas operadoras e datacenters se negam a
vender burstable por alguns motivos:

a) Overselling pesado da capacidade que não se tem, o que faz os clientes
desconfiarem deste tipo de oferta;
b) Clientes que dão calote nos overages acima do CDR por achar q tem q
pagar preço fixo e se recusar a entender como funciona o 95th %
c) Custos muito altos por mega que fazem qualquer planejamento
financeiro/contabil ir por agua abaixo. Uma coisa é sua conta poder vir
entre 1000 e 10.000€/$ no mes, outra é ela vir entre 100.000 e 1.000.000 de
reais (baseando-me em preço de R$ 100/Mbps e US$/€ 1/Mbps e uma porta de
10G a 1G de CDR).
d) Discrepancia nos metodos de medida e nas variaveia de tempo utilizadas
nas mesicoea, onde o cliente mede um grafico de um jeito do lado dele da
porta e o carrier mede de outra - devido a arredondamentos diferentes do
95th % ou de quais samplea foram tirados em diferentes horarios, e.g. o
provedor tira de 5 em 5 minutos no 0 e 5 da hora e o cliente faz o polling
no 1 e 6 da hora. Já vi infindáveis brigas por causa disso a parar na
justiça ou chargeback ou expulsão do cliente e má fama do provedor.

Abraços,
Rafael Cresci
Enviado do celular