[GTER] Modelo de venda de transito no Brasil

Rafael Cresci cresci at gmail.com
Sat Sep 6 09:46:03 -03 2014

> A respeito do Overselling eu até pensei nisso inicialmente, mas acredito que
> hoje em dia, 2014 isso nao seria um problema tão grande que as telecoms tem
> que se preocupar; posso estar errado. O ISP mesmo com uma porta 1Gbp/s ou
> 10Gbp/s liberada certamente vai tomar todo o cuidado necessário para não
> satura-la e ter que pagar a mais, porém se eventualmente um cliente precisar
> utilizar para pequenos picos essa é a grande vantagem do burstable.

Completamente errado. O monopolio a elas garantido aqui faz com que
estejam ainda na idade da pedra e sem incentivo nenhum para mudarem
seus modelos de negócio. Neste quesito só algumas de fora se salvam
(L3, NTT, Highwinds como alguém citou)
Aqui infelizmente a realidade é: quer mais, vai pagar a mais e assinar
extensão de contrato por 12/24/36 meses.

> o valor cheio e quando chegar a 80% ter que solicitar o aumento. A única
> vantagem para o ISP que consigo ver é na questão de planejamento de custos,
> apesar de que se o consumo por parte dos clientes (que em compram da mesma
> maneira) for maior, em teoria a receita também é maior.
> Em outras palavras se isso é realmente apenas uma questão cultural ou os
> aspectos técnicos ainda se sobrepõe a isso por aqui ?

Os esforços aqui têm sido erroneamente concentrados ultimamente em
"compressão de dados", ou seja, em tentar conseguir hospedar
internamente caches dos principais provedores de conteúdo (Google,
Netflix, Akamai, blah blah blah - ou soluções comerciais genéricas
como ThunderCache e muitos similares) para economizar o uso de banda
ao deixar muita coisa dentro da própria rede.

São motivos tanto culturais quanto técnicos, como pode ver.