[GTER] Roteador de borda

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed Sep 3 09:52:11 -03 2014

Ola Carlos, concordo em parte com você.
Porém na minha opinião o conhecimento para se suportar roteadores
"soft-routers" é muito semelhante ao de se suportar um storage feito em
casa. Assim como gerenciar um Storage não se resume simplesmente a
instalar FreeNAS, criar volumes e compartilha-los, gerenciar um Router
envolve todo um conhecimento necessário de Engenharia de redes e  para
se fazer o "core" daquele determinado assunto. O conhecimento de
sistemas para ambos os casos deve ser muito similar e é o que faz a
diferenca para ambos os casos na hora de se optar por Caixa-fechada X
Caixa-aberta.
Como disse, se existem recursos disponíveis vale a pena investir. Na
maioria dos casos, e se feito com a cautela necessária isso se paga lá
na frente.

Fernando