[GTER] Roteador de borda

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Sep 3 11:24:38 -03 2014

> Ola Carlos, concordo em parte com você.
> Porém na minha opinião o conhecimento para se suportar roteadores
> "soft-routers" é muito semelhante ao de se suportar um storage feito em
> casa. Assim como gerenciar um Storage não se resume simplesmente a instalar
> FreeNAS, criar volumes e compartilha-los, gerenciar um Router envolve todo
> um conhecimento necessário de Engenharia de redes e  para se fazer o "core"
> daquele determinado assunto.

Eu vou concordar com ambos e discordar de ambos... o que é obviamente
contraditório. ;-)
Eu concordo com o Carlos de que os conhecimentos para storage são mais
comuns do que os de fazer um bom soft-router, mas com concordo com o
Fernando de que há uma sobreposição, que é basicamente a parte de lidar com
I/O em alto volume de requisições, notadamente interrupções geradas pela
chegada de um pacote na interface de rede ou do término de transferência de
um setor do disco, ou enviar um pacote para a rede, ou fazer uma transação
de escrita.

A questão aqui é que para uma mesma organização, com recursos internos
determinados, a decisão de fazer um FreeNAS e a de fazer um soft-router
podem ser diferentes.

Rubens