[GTER] Roteador de borda

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Wed Sep 3 09:22:26 -03 2014

Curiosamente, apesar de eu ser mais favorável a usar roteadores dedicados,
tenho uma experiência muito mais positiva com storages "montados".

O primeiro storage que compramos foi um Dell, veio como parte de um pacote
com servidores para montar um pequeno cluster de virtualização. Era um
storage pequeno e como era para suportar todos os servidores corporativos,
optamos por uma solução mais conservadora. Como compramos um pacote fechado
conseguimos uma condição interessante.

Posteriormente, quando precisamos ampliar o sistema, optamos por um storage
"montado" em cima de FreeNAS. Esse sistema já está rodando faz três anos e
não deve nada com relação ao storage mais comercial. Tivemos um pouco de
problemas em uma determinada fase, devido a questões envolvendo drivers,
mas com um pouco de pesquisa resolvemos a situação.

A maior diferença neste caso (e que eu acho que pode valer também para
outras empresas) é que o conhecimento necessário para suportar storage é
mais "fácil" de se adquirir no mercado do que o necessário para suportar
roteadores, porque faz parte naturalmente do universo de TI. Um analista de
TI experiente em ambiente de datacenter já conhece os fundamentos de
storage e aprende com facilidade a se aprofundar no FreeNAS. No caso do
roteador, o que atrapalha é que muitos analistas de TI vindos do mercado
não conhecem nada ou quase nada de roteamento. Da mesma forma, a maioria
dos analistas de rede não conhece o suficiente de sistemas operacionais.
Então para suportar o roteador "open source" você precisa dos ainda raros
profissionais que transitam bem entre as duas áreas (e que muitas vezes,
são os próprios donos da empresa).

*Carlos Ribeiro*
*Sócio*
Cel: +55 (31) 9303-3366