[GTER] Dúvida com relação à utilização do PTT em operadoras

Antonio Modesto modesto at isimples.com.br
Mon Sep 1 08:52:01 -03 2014

On 2014-08-31 10:22 am, Bruno Cabral wrote:

> No seu lado, voce
poderia enviar para a operadora A os mesmos prefixos do PTT com a
community equivalente a no-export que eles tiverem

> Dessa forma, no
algoritmo de seleção de rotas da operadora A, a rota com a community
terá AS-PATH menor do que a rota recebida pela operadora B, mesmo esta
vindo do PIX

> (Resolve inclusive os problemas de reverse-path-filter
que uma determinada operadora está usando...)

> []s, !3runo Cabral
>

> Bruno,
>
> Essa forma resolveria somente para a operadora A. A
operadora B continuaria recebendo os prefixos mais específicos pelo PIX
e iria me entregar por lá, ao invés de enviar para a operadora A. Vale
notar que nesse caso estou falando de trânsito, se for algo proveniente
do AS da operadora B, logicamente ela teria de usar o PTT mesmo. Creio
que uma solução para isso seria as operadoras manterem uma FIB para
conexões iniciadas do próprio AS e outra FIB para conexões vindas de
upstreams, essa segunda FIB não teria rotas aprendidas pelo PIX.

--
> Cursos e Consultoria BGP

nossos anúncios para uma operadora de trânsito, esse problema me levou à
seguinte dúvida. Vou tentar me expressar de uma forma genérica. Imaginem
um provedor X que participa de um PIX local e possui trânsito com uma
operadora A, a qual participa do mesmo PIX. Vamos supor agora que o
provedor realize os seguintes anúncios:

> (...)

imaginar que essa operadora A possui um upstream, vamos de chamá-lo de
operadora B, e essa operadora B também participa do mesmo PIX no qual a
operadora A e o provedor X participam. Caso a operadora A repasse os
anúncios do provedor X para a operadora B, quando um cliente do provedor
X realizar um download de um destino que não esteja no PIX e esteja
atrás da operadora B, o tráfego virá da Internet e chegará na operadora
B. Nesse ponto surge um problema, como a operadora B também participa do
PIX e o provedor X realiza anúncios mais específicos por lá,
teoricamente ela encaminhará esse tráfego para o PIX, o que não seria
correto, já que estamos falando de tránsito. Qual seria a maneira
correta de resolver esse problema? Poderíamos dizer que o provedor X
poderia realizar anúncios iguais tanto para o PIX quanto para a
operadora A e confiar que os participantes aumentem o local-pref ou o
weight das rotas recebidas pelo PIX e não ignorem o tamanho do as-path.
Mas mesmo dessa forma a operadora B iria utilizar o PIX para entregar o
tráfego para o provedor X, já que ela também participa do PIX.

Links:
------