[GTER] Tamanho de pool IP válido para POP

Antonio Modesto modesto at isimples.com.br
Fri Oct 24 16:09:21 -02 2014

Utilize OSPF + LOOPBACK + BGP + SQLIPPOOL. Distribua os /32 através
do BGP. Creio que seja uma das melhores alternativas.

On 2014-10-24
1:27 pm, Carlos Ribeiro wrote:

> +1. Injetar rotas /32 no OSPF não
escala. E +1 também para a sugestão de
> uma apresentação a esse
respeito no GTER.

> *Carlos Ribeiro*
> *Sócio*
> Cel: +55 (31)
9303-3366

cribeiro at telbrax.com.br

de 2014 12:48, Bruno Cabral <bruno at openline.com.br>

me permite a sugestão eu não colocaria os IPs dos pools no OSPF.
Manteria apenas as redes de conexão e loopbacks e usaria iBGP entre cada
concentrador e a borda para os pools. Com isso sua tabela OSPF não
ficará inchada sem necessidade aliviando a cpu dos elementos
iintermediáris durante a convergência. Fico admirado por ninguém ter
feito ainda uma apresentação desse setup nas reuniões do GTER. !3runo
Cabral -- Cursos e Consultoria BGP

10:46:43 -0200 From: thiago at passosnet.com.br To:
gter at eng.registro.brSubject: Re: [GTER] Tamanho de pool IP válido para
POP Minha intenção, ao final das migrações todas aqui, é ter uma rede
totalmente roteada, com o OSPF rodando. Cada torre minha com um
concentrador PPPOE. Os clientes dessas torres, pegar ip valido via POOL
em RADIUS, cada um pega um /32 desse pool e esse /32 é "publicado"
através do OSPF em minha rede. Essa é a minha intenção. Mas até eu
chegar nisso, pra tirar o NAT, vou ter que colocar um pequeno pool local
em cada concentrador. Depois de tudo migrado que vou habilitar o pool em
radius. Até! On 24/10/2014 09:52, Carlos Ribeiro wrote:

> [...]
com calma nas duas alternativas. Se você implementar sua rede em L3 com
OSPF, a topologia fica muito elegante, mais estável e fácil de
diagnosticar problemas. O roteamento local também melhora a performance
para quem precisa falar com outro cliente na mesma célula ou região. Por
outro lado você terá que

endereços IP, e gastará mais IPs na infraestrutura.
mais recomendado que seja, tem suas próprias particularidades e de
broadcast, instabilidades de STP, flooding, etc. O tráfego local p

uso do endereçamento IP, que devido ao esgotamento global, é um recurso.
Dá para pensar num misto tamb&ea

caso é um caso, veja com calma qual é o problema que mais te afeta, e

order-left:#1010ff 2px solid; margin-left:5px; width:100%">otimize a
solução de acordo. Carlos Ribeiro Em 24/10/2014 09:29, "Thiago
Andrighetti" <thiago at passosnet.com.br> escreveu:

> --
> gter list

Links: