[GTER] Aterramento CPD

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed Oct 22 18:22:14 -02 2014

O que eu sei, que faz mais sentido e que ja foi citado aqui é o seguinte
sendo os motivos exatamente o que o Alexandre está falando abaixo. A
possibildiade da descarga voltar e queimar os equipamentos.

- Neutro da concessionaria - Haste(s) individual(ais) no medidor.
- Neutro das tomadas - Várias hastes separadas pela metragem correta em
uma única malha com baixa impedância .
- Para raios (se houver) - Outra malha com hastes independentes.

Outra coisa importante que observei é o seguinte. Algumas ligações
residenciais como aqui em casa por exemplo, cada terra que vai em cada
tomada é ligado diretamente ao quadro de distribuição com um cabo
dedicado. Portanto nao seria recomendável por exemplo pegar o terra do
chuveiro e dali continuar um cabo até a tomada para servir de terra para
o computador. Se houver por acidente contato entre a fase do chuveiro e
o terra aquela descarga vai pelo caminho mais curto até a terra que é
através do quadro de distribuição e não através de alguém que
possivelmente esteja encostado nos equipamentos eletrônicos sem
proteção. Essa analogia é valida para outros cenários.

Fernando