[GTER] Aterramento CPD

Alexandre J. Correa (Onda) alexandre at onda.net.br
Wed Oct 22 16:09:04 -02 2014

o problema de se aterrar o neutro é que pode chegar uma descarga no
neutro em sua rede de aterramento interna.

Eu tive problemas aqui com isto, caiu um raio na rede eletrica da cia e
ele retornou pelo neutro em nosso datacenter, como nós usamos 99% em
220v (fase+fase) o que tinha ligado em 110 (fase+neutro) sapecou tudo, o
que tinha em 220 continuou sem problemas.

Fui conversar com 2 engenheiros de uma industria aqui e eles reportaram
que lá aplicaram essa 'norma' (aterrar neutro na mesma malha) mas que
tinham muito problema de queima, então decidiram não aterrar o neutro da
cia no aterramento deles, e isso diminuiu consideravelmente a queima de
equipamentos.

Então aqui adotamos o seguinte:

Construimos a malha de aterramento, aferimos e certificamos abaixo de 5
ohms (temos conseguido 2~3 ohms). Nos sites que temos torres, a torre é
aterrada nesta malha, o para-raios é aterrado na torre. Todo equipamento
é aterrado em um outro cabo, saindo da mesma malha, diferente apenas do
local onde estão os pontos da torre.

E alem de tudo, usamos DPS de boa capacidade (acima de 100ka nas fases).
Os novos sites, nem o neutro levamos para o quadro.