[GTER] Aterramento CPD

Antonio Torres antonio.torres at vsat.com.br
Wed Oct 22 17:50:37 -02 2014

On 22/10/2014, at 15:38, gter-request at eng.registro.br wrote:

> From: Rodrigo Melgaço Alves <rodrigo at cliknet.com.br>
> Subject: Re: [GTER] Aterramento CPD
> Date: 22 de outubro de 2014 14:20:46 BRST
> To: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes <gter at eng.registro.br>
>

> Eu contratei um engenheiro para fazer o projeto de aterramento de um pequeno prédio.
> Tem um aterramento para o para raio, um para a rede elétrica e um para a rede telefônica.
> Todos os três aterramentos são interligados e o do para raio tem a cabos ligados na estrutura do prédio.
> [...]

Pessoal, vou repetir o que um colega já disse:

  Contrate um engenheiro com capacitação em projetos de aterramento e com acervo no CREA que prove essa capacitação.

Aterramento e para-raios não é brincadeira:  Um aterramento mau feito pode ser muito pior do que nenhum aterramento !!

Ninguem, em sã conciencia, deve arriscar "fritar" todo o CPD (fora as pessoas dentro ou próximas) por economia no projeto e implanção de aterramento.

"Medidas" de aterramento de 10, 5, 1 Ohm não querem dizem nada de útil sozinhas; Aterrar o Neutro, ou não, depende até da arquitetura de distribuição de energia da concessionária e da "entrada" do edifício (monofásico, trifásico, Cabine primária, etc, etc, etc)...

Cada caso é um caso. Um projeto de aterramento para um prédio pode ser completamente inútil para o prédio vizinho.

Os "mais antigos" em telecomunicações devem se lembrar das publicações técnicas da Embratel. O "Manual de Aterramento para Estações de Telecomunucações" tinha mais de 1000 páginas; era o maior de todos....

Abraços

Antonio Torres