[GTER] [OFF-TOPIC] Aterramento CPD

Henrique de Moraes Holschuh hmh at hmh.eng.br
Wed Oct 22 09:14:35 -02 2014

On Tue, 21 Oct 2014, Marcelo da Silva wrote:
> Estou estudando sobre aterramento para melhorar a proteção de um pequeno
> CPD.
>
> estou com uma duvida,  estou no parana e segundo o MIT da Copel é
> recomendado aterrar o neutro na caixa de entrada.
>
> lendo varias documentacao que tem na internet, nao é claro se deve
> interligar a malha de terra de protecao dos equipamentos  ao terra da
> caixa de entrada para este caso de protecao de equipamentos de
> informatica;

As normas sobre isso são claríssimas: todo o sistema de aterramento precisa
estar interligado.  Não existem excessões.  Inclui, inclusive, interligar o
aterramento funcional com o SPDA (sistema de proteção contra desgargas
atmosféricas).

Aterramento existe para proteger o ser humano.  Se não interliga, põe o ser
humano em risco.

Compre e leia as NBR 5410 e 5419.  Se preferir, tem um monte de livro por aí
que debulha estas normas e as apresenta de forma mais didática.

Agora, não faça a besteira de interligar isso incorretamente.  Só para
garantir, já que mencionei SPDA: o SPDA é uma malha, o aterramento funcional
é outra, e eles são interligados de forma específica.  Nunca podem ser
"misturados".

Lembrando que aterramento é serviço de engenharia, e só pode ser legalmente
executado por profissional habilitado, com recolhimento da ART.  A imperícia
no aterramento pode facilmente levar a acidentes mortais e a graves danos ao
patrimônio.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond