[GTER] Repetidora / POP Wi-Fi em PNR (Patrimonio Nacional Residencial)

william vasconcellos conceição weradiosprofissionais at hotmail.com
Wed Oct 1 23:21:29 -03 2014

Como você bem disse "(...)Concessionaria instalar uma sub estação(...)".

Constitui sim um serviço publico,
a concessão é um serviço publico prestado por um ente privado, mediante
concessão (não entrarei no mérito do que é concessão, permissão e autorização
que são modalidades de prestação de serviços publico por entes públicos ou
privados completamente distintos).

Não constituiria uso clandestino
de espaço público, porque o serviço terá continuidade seja pela primeira ou
pela segunda concessionária, todos os bens serão revestidos (ou reversíveis) ao
ente que atribui à concessão do serviço (falando muito superficialmente, é um
assunto que requer aprofundamento e destoa do verdadeiro intuito da lista).

A compra, desapropriação e indenização
da propriedade será feita pelo poder  público,
por que existe interesse publico que é o serviço objeto da concessão, e é claro
precedido por lei que o defina.

A modalidade de prestação do
serviço de comunicação multimídia (por autorização) não tem essa
obrigatoriedade de continuidade, como nos serviços prestados pelas
concessionarias por exemplo.

Você  jamais verá um provedor quebrando, e a Anatel
obrigando outro provedor a operar no local do primeiro.

Agora imagine a concessionaria de
energia de sua região quebrando, o poder publico tem a obrigação (dever) de
assumir o serviço e dar continuidade a sua prestação até a próxima licitação que
irá escolher a próxima concessionaria.

Sim o serviço de telecomunicações goza sim de
essencialidade, que é o caso do serviço de telefonia fixo comutado, quando
prestado na modalidade de concessão, se a concessionária de telefonia fixa de
sua região quebrar, outra obrigatoriamente assumirá, assim como os bens que
aquela faz uso, será repassado a esta que está assumindo a exploração do
serviço. ( na teoria pelo menos funciona assim, porque na prática é outro
assunto)

    WILLIAM VASCONCELLOS