[GTER] Ambiente ADSL

Lucas Willian Bocchi lucas.bocchi at gmail.com
Sun Nov 23 18:53:39 -02 2014

Erro de camada 1 você nunca vai conseguir simular com certeza: cada
DSLAM tem um jeito de trabalhar com isso e quase sempre cada vendor
trata isso de maneira diferente e isso é transparente (ou não) pra
você dependendo do equipamento que você tiver. Eu já trabalhei com
DSLAM da Alcatel, da Nortel, da Siemens e posso te dizer isso sem
sombra de dúvida. Então nem falamos ainda do equipamento da casa do
cliente, que dependendo do quão porcaria ele é não te traz informação
nenhuma. Existem equipamentos que dão uma atenuação e na mesma
instalação outro equipamento dá uma atenuação melhor ou pior. O mesmo
te falo em layer 2. Agora, se você quiser simular de l3 pra cima posso
te dar 100% de certeza que com o iperf, dummynet ou netem você vai
conseguir fazer isso sem problema nenhum.