[GTER] Dúvidas sobre DNS

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Sun May 25 00:00:44 -03 2014

On Fri, 23 May 2014, Renato Frederick wrote:

> Pessoal, aproveitando o tópico de DNS, confirmem ou corrijam meu pensamento:
>
> Eu sempre procuro utilizar o DNS que o provedor(Cable, ADSL) fornece ao
> cliente.
> Caso seja um cliente business, com  Active Directory, procuro também
> usar os IP do DNS do provedor como encaminhadores, do que somente
> consulta direta aos root-servers(deixo root-servers caso o encaminhador
> dê timeout de 5segundos).

eu prefiro outra abordagem: até para meu computador pessoal, ligado na
rede wi-fi do shopping center, eu uso o meu próprio servidor recursivo,
que no caso é o unbound, aberto somente para os endereços ::1 e 127.0.0.1.

no caso de rede corporativa gosto de ter um unbound com acesso limitado
aos endereços internos da rede.

resumindo: eu não confio em servidores recursivos fora da minha própria
autoridade. já fiquei "na mão" com servidores de nomes passados por DHCP.

-- Danton.